sábado, 19 de setembro de 2009

Situação complicada
Palestinos cristãos em dificuldades

Em Belém, sob a administração da Autoridade Palestina, vivem em torno de 750 palestinos cristãos que são renascidos (João 3.3-10; João 1.12). A vida deles não é nada fácil. Ou eles se manifestam a favor dos palestinos, citando seus nomes – ou favoravelmente a Israel, sem revelar sua identidade [por medo de represálias].

"Temos que cuidar do que e com quem falamos", disse um palestino cristão em entrevista à revista notícias de Israel, pois a Autoridade Palestina é composta por um bando de mafiosos. "Se a situação dos cristãos nominais nos territórios da AP já não é fácil, os cristãos renascidos enfrentam ainda muito mais dificuldades". Por isso, nos últimos 15 meses da intifada (rebelião), mais de 60 famílias cristãs abandonaram Belém, tendo emigrado principalmente para a América do Sul e para o Canadá.

Em toda a área administrada pela Autoridade Palestina (na Judéia, Samaria e Faixa de Gaza) não há mais de 3.000 palestinos renascidos, o que representa 4,5% de toda a população cristã da região. Mas também os palestinos evangélicos estão dividos em dois campos. Uns crêem na Palavra Viva de Deus e no cumprimento das profecias. Outros, que também crêem na Palavra de Deus, rejeitam as promessas bíblicas que atribuem a terra aos judeus, e não aos palestinos.

O entrevistado explica sua posição: "Somos todos filhos de Deus, mas esta terra foi prometida aos judeus. Porém, os líderes das igrejas palestinas jamais podem dizer isso publicamente. Por isso, eles sempre falam contra Israel". Entretanto, não são apenas os líderes oficiais das igrejas palestinas que assumem posições antiisraelenses. O mesmo acontece com os cristãos renascidos que crêem na "teologia da substituição" (que a Igreja substituiu Israel), por exemplo, os da Escola Bíblica de Belém.

Em contraste com os palestinos que são apenas cristãos nominais, os palestinos renascidos geralmente não participam de manifestações ou protestos violentos contra Israel. Seu lema é: "Não vamos reclamar, mas agradecer a Deus pela Sua ajuda diária"

Louvado seja o Senhor Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário