segunda-feira, 6 de abril de 2009

O SÍMBOLO DO PEIXE


O peixe é um símbolo que foi utilizado como um sinal secreto quando os primeiros cristãos eram perseguidos durante o império romano. O grego era um dos idiomas falados em todo o império romano, e a palavra grega para peixe é: ICCHTUS ("ik-thus"- assim se pronuncia).

As letras da palavra grega ICCHTUS podem representar as primeiras letras de outras palavras: "Jesus Cristo, Filho de Deus (e nosso) Salvador”.

I (Iesous) - Jesus
CH (Christos) - Cristo
TH (Theou) - Deus
U (Uios) - Filho
S (Soter) - Salvador

Durante as perseguições pelos romanos, quando os cristãos se encontravam eles aplicavam um código secreto de identificação: a pessoa deveria desenhar no chão um meio círculo com o pé, e o outro deveria desenhar um meio círculo no lado oposto, formando, então, o desenho de um peixe.

O símbolo do peixe é achado na arte cristã do 2º Século d.C. como um sinal de Cristo e do novo batizado. Um dos primeiros escritores cristãos, Tertuliano (160 – 220 D.C.) escreveu:
“Nosso sacramento de água (batismo) é santificado porque lava o pecado de nossa cegueira anterior. Nós somos feitos livres e direcionados à vida eterna. Mas nós, PEQUENOS PEIXES, seguindo o exemplo de nosso ICHTHUS, nascemos em água. Se não vivermos nesta água, nós morreremos”.
o peixe tem umsimbolismo muito forte com Jesus, seus apóstolos e o Cristãos primitivos.

O peixe foi multiplicado por Jesus para matar a fome de seus seguidores.

Pedro era pescador, e Jesus disse que ele seria pescador de homens, ou melhor traduzindo pescador de almas, então o peixe também simboliza as almas a serem salvas, neste contexto.
Jesus disse :O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.(almas) E, deixando logo as suas redes, o seguiram. Marcos 1:15-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário