domingo, 27 de dezembro de 2009

PENSE E REFLITA NISSO!

* "Sou uma pobre ví­tima!" Não se coloque como ví­tima. A autocomiseração não ajuda a ver as coisas com objetividade e o leva a "empurrar com a barriga" a necessidade de encarar o problema. Há pessoas que sentem pena de si mesmas. O problema é que assim ñ conseguem sair do problema ou resolvê-lo porque perdem toda a capacidade de análise objetiva sobre o problema, sobre as possíveis soluções e, eventualmente, para os possí­veis recursos que podem ser utilizados.
  *Veja no problema uma chance de crescer como pessoa. O problema não é só negativo. Ele nos ajuda a crescer como pessoas, a desenvolver nossa criatividade. Nos prepara para situações mais difí­ceis no futuro. Já pensou que uma situação de crise pode estar sendo a chance que você tem para ser treinado a fim de enfrentar situações semelhantes em sua vida pessoal e profissional?
  *Seja criativo. Procure ver as possibilidades de soluções do problema de vários ângulos e formas diferentes. Deixe sua mente livre para descobrir e criar soluções originais. Há sempre mais de um jeito de fazer as coisas. Edward de Bono ficou famoso por ter proposto a metodologia do "pensamento paralelo" como uma forma de despertar a criatividade na abordagem e solução dos problemas.
  *Evite tomar decisões quando estiver deprimido. O estado depressivo não é bom conselheiro. É melhor aguardar um pouco para, depois que o tônus emocional melhorar, tomar a decisão que acharmos melhor. Uma pessoa deprimida não pode ver as coisas com objetividade e distorce os fatos. Se você se sente sempre deprimido procure ajuda profissional para desarmar esse ciclo que impede o seu crescimento como pessoa.
  *Tenha coragem de reconhecer e aceitar as próprias falhas. Isto nem sempre é fácil mas é um passo a ser dado por aquele que deseja crescer. Quando você reconhece suas próprias falhas pode assumir a postura corretiva de não tornar a repeti-las. TB pode assumir a postura criativa de tentar novos caminhos para a resolução do problema.

  *Confie na manifestação da graça de Deus. Lembre que a Paulo, Deus disse: " A minha graça te basta; o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". (2 Co 12.9). Este é um recurso extraordinário de Deus colocado à  nossa disposição.. Confiemos na Sua graça multiforme.. Ela é uma realidade disponí­vel a todo aquele que crê. (1 Pedro 4.9-10). Quando Jó enfrentou o problema grave de perda na sua vida (perdeu filhos e noras, perdeu seus bens e propriedades (" e olhe que não eram poucos") e , finalmente, perdeu a própria saúde tendo de coçar suas feridas com cacos de cerâmica) sua esposa lhe disse: "Amaldiçoa a Deus e morre". Ele se recusou a fazê-lo pois, com certeza, se o fizesse perderia a Única âncora que lhe restara para dar sustento à  sua sofrida vida. Jó não esmoreceu e permaneceu firme em sua fé. E foi justamente a sua fé que lhe deu condições de recuperar todos os seus bens pessoais e materiais. Pense e reflita nisso!

Texto escrito pelo Pastor Darci Dusilek

Um comentário:

  1. Paz e Graça irmã Agatha

    Texto de tremenda profundidade e edificação.
    Obrigada por nos seguir em Carvalhos de Justiça - www.quebrandocadeiasdomedo.blogspot.com.br. Gostariamos de convidá-la a conhecer tbm.http://crvalhosdejustica.webnode.com.br
    Que o Senhor Jesus continue abençoando tua vida e que vc busque kd vez se edificar e conhecer do Senhor.
    Sds
    Eliane de Antonio

    ResponderExcluir