domingo, 27 de dezembro de 2009

COMO ENFRENTAR SITUAÇÕES DIFíCEIS NA VIDA

Todos enfrentamos situações difí­ceis, de crise, em nossa vida. Lembra de que o chinês tem um histograma para representar a palavra crise. Seu significado é duplo: fala de uma situação de perigo, mas também fala de uma situação de grande oportunidade. Vai depender de cada um a atitude com a qual vai enfrentar a crise. Pessoalmente, prefiro pensar que a crise me dá uma excelente oportunidade para pensar o futuro de minha vida. O que fazer quando surge alguma crise ou situação difícil? Aí­ vão algumas idéias:
  *Reconheça a dificuldade. Não adianta querer enganar a nós mesmos. O primeiro passo é encarar o problema de frente, dar "nomes certos aos bois" e procurar uma solução. Não adiantar fugir do problema. Isso é escapismo. Também não adianta "empurrar o problema com a barriga". Isso é procrastinação.
  *Procure identificar as causas da dificuldade. As vezes, a causa está em nós mesmos e é mais fácil superar o problema. Outras vezes, a causa está nos outros. Mas identificar as causas do problema é fundamental.
  *Qual a saí­da? Esta questão tem a ver com a solução das causas do problema e do problema em si. Se as causas foram bem identificadas pode-se vislumbrar uma série de soluções. Seja criativo e procure ver as possí­veis soluções levando em conta suas vantagens e desvantagens. Quais são as ameaças e as oportunidades que esse problema colocam diante de você?
  *Procure o conselho dos outros. Ouse compartilhar seus problemas. O simples fato de você falar com outros de seus problemas pode ajudá-lo a ver as coisas com mais objetividade. A opinião de alguém de fora do problema sempre é valiosa. Mas o simples compartilhar já ajuda a aliviar a carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário